Change the Web: balanço.

May 26th, 2009 | | 4 Comments »

O Desafio Change the Web terminou há quase um mês. Os ganhadores foram anunciados dia 28 de abril na Conferência da NTEN, uma rede incentivadora do uso correto e eficiente de tecnologia por entidades sem fins lucrativos. Foram eles:

Primeiro Prêmio ($5k) – Social Actions Interactive Map – por John Brennan
Segundo Prêmio ($3k) – Zemanta’s Related Social Actions for Bloggers por Jure Cuhalev of Zemanta
Terceiro Prêmio ($2k) – SquarePeg’s iPhone Application – por Dieterich Lawson & Isaac Holeman

Eu tinha escrito/traduzido quatro posts sobre a competição norte-americana:

Não competi porque não sou programadora, minha participação no desafio se limitou a escrever/traduzir alguns posts, fazer burburinho no twitter e fazer uma ponte entre os organizadores do concurso e alguns programadores brasileiros.

O retorno por esta participação voluntária veio na forma de novos contatos e interação com velhos amigos.

O organizador do concurso e a coordenadora de voluntários, Joe Solomon e Romina Oliverio, foram super atenciosos. O Spark e a Tatiana revisaram minhas traduções e posts. O Inagaki e a Nat Rosin ajudaram a divulgar a informação. O Diego Remus também esteve conversando sobre aplicações sociais com seus colegas da Amanaiê e é cheio de idéias. O Pedro Markun, como sempre, deu o maior apoio.

E, recompensa das recompensas, o mineiro Edmar Ferreira ficou entre  os finalistas com sua Democracia 2.0.

Foi bacana, também, observar uma ação em funcionamento. Várias coisas foram acertadas, a meu ver:

  • O uso de mídias sociais pra divulgar o concurso (dã!)
  • O uso tanto do usuário @changetheweb quanto o envolvimento pessoal dos que trabalharam no desafio (especialmente Joe e Romi).
  • A atenção deles para com todos que falavam no desafio. Eu fiz pouca coisa e me senti super prestigiada porque a Romi e o Joe ficavam falando sobre a “amazing Heloisa from Brazil”.
  • A estrutura do concurso pareceu boa. O regulamento era bastante claro.
  • O logotipo é bacana e chama a atenção.
  • Os chats e twitterchats envolveram as pessoas.

O que eu acho que funcionou mal no desafio:

  • O uso excessivo de wikis, redes e sites pequenos para divulgar o concurso, mesmo por parte da direção. Ficou muito confuso. Os links ficavam em círculo e a informação não era fácil de achar. Também gerava uma assincronia (“pera lá! essa info é nova ou não?”) Acho que a solução seria ter um site ou blog central que linkasse todo o resto e fosse atualizado com freqüência.
  • O regulamento demorou muito tempo pra sair. O tempo de criar o buzz foi desperdiçado porque as pessoas não sabiam muito bem o que era pra fazer, e quando souberam o prazo já estava apertado.
  • Teve muito mais gás no começo que na fase de desenvolvimento.
  • A galeria de apps é confusa e não dava destaque para as aplicações.
  • Eu falhei em organizar um meetup no Rio pra discutir aplicações, mas isso também teve a ver com o calendário e a espera pelo regulamento.

No Brasil acho que tem um monte de desenvolvedores que se interessariam por desafios assim. O prêmio em dinheiro é um incentivo óbvio, mas também existe uma galera sedenta de oportunidades de aprendizado mesmo, cheia de vontade de colocar a mão na massa e exercitar a criatividade.

Seria legal ter um concurso que desafiasse o pessoal a desenvolver aplicativos sociais para orkut, facebook e blogs, facilitando doações e voluntariado junto a entidades idôneas. Seriam legais muitas coisas, idéias abundam! Se tiver alguma, comente ou mande um email para mim, por mais mirabolante que seja – estamos acostumados…


4 Comments on “Change the Web: balanço.”

  1. 1 Rafael Lopes (bobeirasa) said at 09:12 on May 26th, 2009:

    Foda a idéia! Vou assinar o feed =)
    É o /bobeirasa (porque o da formalidade da letra maiúscula eu não sei)

    não sei tbm porque por algum motivo esse logotipo do change the web me lembra o logotipo da Volkswagen o_O

    bjs!

  2. 2 Rafael Lopes (bobeirasa) said at 09:13 on May 26th, 2009:

    ah! e esse botão “Post Comment” com essa georgia itálica (aliás to percebendo uma TENDÊNCIA na web com georgia itálica depois do twitter) ficou de um requinte magnífico!

  3. 3 Rafael Lopes (bobeirasa) said at 09:13 on May 26th, 2009:

    Dá VONTADE de clicar!!! Fantástico! hauhahua #prontoparei

  4. 4 maffalda said at 10:28 on May 26th, 2009:

    Até eu tenho vontade de clicar! O georgia itálica veio com o template pronto, agora queria botar uma corzinha. Aproveita o look clean, daqui a pouco vira carnaval!


Leave a Reply