De novo: Buenos Aires, da coluna de Janaína Figueiredo n’O Globo.

Antigüidades

Passeio popular em El Retiro

A crise econômica deu novos contornos ao turismo portenho. Nas redondezas da estação de trem Retiro, foi inaugurado, recentemente, o Paseo El Retiro, reduto de artesãos e vendedores de antigüidades, de categoria inferior aos que podem ser encontrados na tradicional Feira de San Telmo. El Retiro é uma feira popular, onde o turista pode comprar roupas usadas, artesanato e bijuteria baratos, entre outros produtos que integram a abrangente lista de objetos vendidos no lugar. Muitos vendedores são autênticos representantes da classe média empobrecida, que após quatro anos de recessão foram obrigados a buscar alternativas criativas para sobreviver num país onde o mercado de trabalho é cada vez menor. “Fui secretária de uma empresa metalúrgica durante 25 anos, mas em 2001 fiquei desempregada. Hoje vendo roupa na feira, porque foi a melhor opção que encontrei”, contou Alicia Rivas, de 45 anos. Ela está satisfeita, porque além dos visitantes locais, afirma que muitos turistas já descobriram a nova atração da cidade. Nos últimos dois meses, Buenos Aires foi literalmente invadida por turistas estrangeiros, atraídos, basicamente, pela vantagem cambial. A feira de El Retiro faz parte do circuito turístico dominical, que inclui, também, as feiras de San Telmo e da Recoleta. Para quem quiser aproveitar um domingo ao ar livre na região mais visitada da cidade. Endereço: Avenida de los Inmigrantes, esquina com Avenida Antártida Argentina.

CALOR

Ponha roupas leves na mala

Ultimamente, a temperatura em Buenos Aires tem oscilado entre 25 graus e 40 graus. Na última semana de janeiro, a sensação térmica bateu 43 graus. Para quem estiver pensando em dar um pulo na capital argentina é aconselhável trazer roupas leves, e preparar-se para dias de muito calor, muitas vezes bem mais sufocante do que o calor carioca. É bom sempre incluir na mala, também, um casaco de algodão ou linho, porque, após um dia de chuva, a temperatura despenca e à noite costuma esfriar.

SHOW

Temporada de verão

A Prefeitura de Buenos Aires organizou uma série de atividades gratuitas para este verão. No próximo sábado, 8 de fevereiro, o destaque é a ópera