On Being

June 5th, 2007 | | 2 Comments »

Eu pensei que todo mundo já conhecia, mas a série de vídeos On Being parece ser o segredo mais bem guardado da web. O jornal Washington Post publica semanalmente, às quartas-feiras, vídeos de não mais de quatro minutos produzidos pela videógrafa Jennifer Crandall.

“On Being é um projeto baseado na simples noção de que nós deveríamos conhecer uns aos outros um pouco melhor. O que se encontra aqui é uma série de vídeos que levam você às reflexões, paixões, histórias e peculiaridades de todos os tipos de pessoas. Esta é a essência de quem são, de quem somos.”

Esta série me lembra um pouco os filmes longa-metragem da série Up (eu vi 42Up e 49Up), em que um cineasta britânico (Michael Apted) vem entrevistando o mesmo grupo de pessoas a cada sete anos, desde que todos tinham 7 anos. O efeito é emocionante, pois por mais que a vida de cada um dos “personagens” seja diferente da dos outros e das nossas, a linha comum – somos todos humanos, com defeitos, qualidades, misérias e alegrias – une a narrativa e transborda da tela.

As pessoas entrevistadas em On Being são comuns, vivem aqui em DC, e falam de coisas prosaicas. Mas como de perto ninguém é normal, as entrevistas tomam rumos surpreendentes que enternecem, fazem rir e emocionam. Confira os vídeos mais recentes mas também o arquivo com os primeiros da série – ao todo são vinte entrevistas até agora, mais um episódio com outtakes. Não vou falar mais dos personagens porque estraga a surpresa. Digam o que acharam nos comentários.

Imperdível!


2 Comments on “On Being”

  1. 1 Claudia said at 15:18 on June 8th, 2007:

    Adorei…. já assisti vários, muito legal! Adorei o Gio, o garotinho.. fofíssimo!

  2. 2 Sonho Meu said at 15:12 on June 13th, 2007:

    Oi amiga,
    To tao por fora de cinema.
    O video acima é um filme ou um seriado de tv? Quero ver..
    bjos,
    me


Leave a Reply