Criança no Facebook? A tia Maffalda não gosta…

August 19th, 2012 | | 4 Comments »

Recebi ano passado a solicitação de amizade da minha prima Fulaninha no Facebook. Lá diz que ela nasceu 5 anos antes de os pais dela se casarem. A Fulaninha não tinha 23 anos, ela tinha 12, e o Facebook proíbe claramente usuários com menos de 13 anos.

Nos últimos anos eu tenho trabalhado com redes sociais e realmente acho muito legal que elas existam, mas não é lugar pra criança. Não é só por causa “dos adultos malvados da internet”. É também por causa das percepções de mundo que esse ambiente vai gerar.

macbook

Eu não sei se os pais da Fulaninha estão cientes dessa conta. Se estão, eu alertaria para o fato de que eles estão incentivando uma pré-adolescente a mentir, mas também diria para eles acompanharem de muito perto o que ela faz no perfil.

Quando a Fulaninha tinha 9 anos ela postou fotos de si mesma de biquíni, salto alto e maquiagem no Orkut, abertas para todo mundo ver, sem nenhuma configuração de privacidade. Sei que ela já aprendeu sobre isso, mas ainda acho que ela não tem discernimento para usar o Facebook.

Mentindo a idade para maior de 18 anos, ela está exposta a TONELADAS de anúncios inapropriados para a idade dela. Além disso, o Facebook está passando por mudanças que fazem até os adultos especializados nessa área ter dúvidas quanto às configurações de privacidade. Eu sou completamente a favor de ela entrar na rede daqui a um ano. Mas mentir a idade e se passar por mulher feita eu acho inadmissível.

Sei que “não posso falar porque não tenho filhos”, e em última instância a decisão é dos pais dela, mas desse negócio de internet eu entendo. Tentei falar com os tios dela, para que falassem com os pais (que não são muito próximos a mim) mas não adiantou muito.

Agora, a Beltraninha, irmã da Fulaninha, tem 8 anos na vida real e 20 online. Que tal?

Seguem alguns links sobre o assunto…


4 Comments on “Criança no Facebook? A tia Maffalda não gosta…”

  1. 1 Roney Belhassof said at 17:47 on August 19th, 2012:

    Tem adultos e até idosos que não tem maturidade para estar online ;-)

    Vou concordar com vc apesar de parecer a princípio que discordo, tá? ;)

    Meu exemplo preferido de criança online no momento é a filha de uma amiga. Tem 12 anos, é blogueira desde os 6. No FB tem 17 anos (vou perguntar pq ela escolhei 95 para o seu ano de nascimento) porque não poderia se cadastrar com a idade real.

    Ela é filha de nerd, é nerd e lida com a Internet com muito mais maturidade que boa parte dos meus amigos e conhecidos mais velhos que não cresceram nesse ambiente.

    Me parece claro que a idade tem pouco a ver com isso e a limitação existe apenas para atender a critérios jurídicos.

    O fator determinante é compreender o ambiente onde se está entrando.

    Agora, sejamos racionais, qual é o percentual dos jovens com menos de 18 anos (talvez com menos de 24…) que sabem compreender o ambiente onde estão entrando, seja online, seja offline?

    Infelizmente desconfio que os mais despreparados sejam justo os filhos dos pais menos aptos a ajudá-los.

    Provavelmente essas crianças aprenderão pelos erros ou, se tiverem sorte, por posts como o seu.

  2. 2 maffalda said at 19:21 on August 19th, 2012:

    “Infelizmente desconfio que os mais despreparados sejam justo os filhos dos pais menos aptos a ajudá-los.” É esse o caso.

  3. 3 Lucia Freitas said at 15:49 on August 20th, 2012:

    tia Lucia não só apoia a tia Maffalda como também dedura as crianças sem estofo pra estar no Facebook…
    Afinal, cabe a cada um de nós zelar pelo bom ambiente – e criança mal educada também é aquela que acha que pode mentir e tá tudo bem, né?

  4. 4 Roney Belhassof said at 18:36 on August 20th, 2012:

    Ó, minha amiga de 12 anos respondeu:

    “Acho que é MUITO errado que alguém faça um FB sem os pais não saberem. Eu fiquei meses perguntando pra minha mãe se eu podia fazer um FB até ela deixar (com uma ajudinha do meu pai) no fim do ano passado. Mas eu escuto sempre as regras: Não aceita ninguém que você não conhece; Não coloque endereço nem nome do colégio; Não poste foto com uniforme etc e tal… “


Leave a Reply