Só pra não perder o costume: coluna sobre Buenos Aires da Janaína Figueiredo, no Globo. Publicada em 16 de outubro de 2003.

         VIDA NOTURNA
         O melhor do tango no Piazzolla
         No próximo dia 21, será inaugurado, em Buenos Aires, o Piazzolla Tango, centro de artes e espetáculos, em homenagem a um dos grandes mitos da música argentina, Astor Piazzolla. A casa, localizada num dos prédios mais antigos do centro da capital argentina (a Galeria Guemes), será um templo dedicado ao tango e a um de seus mais importantes intérpretes. Escola de dança, museu, café, livraria e uma loja de vinhos, tudo numa atmosfera dominada pelo ritmo mais tradicional do país. São três mil metros quadrados dedicados inteiramente ao tango, a sua história e seus músicos. No museu os visitantes poderão ver objetos que pertenceram a Piazzolla, fotos do músico, partituras e roupas. No teatro, inspirado no Moulin Rouge de Paris, serão apresentados espetáculos de tango. A decoração do salão é lindíssima: mesas de madeira, vitrais e um pequeno palco, que remete à época áurea do teatro argentino. O mestre do bandoneón nasceu em 11 de março de 1921 e morreu em 4 de julho de 1992, vítima de uma trombose cerebral. Seus 71 anos foram mais do que suficientes para marcar a história do tango. O Piazzolla Tango fica na Calle Florida 165. Tel.: 0810-333-TANGO. Site: <www.piazzollatango.com>
         ARTESANATO
         Feira hippie em Palermo Viejo
         Se aos domingos o centro turístico por excelência de Buenos Aires é a feira de antigüidades de San Telmo, aos sábados existe uma alternativa diferente, e igualmente interessante: a feira hippie da Praça Serrano, localizada no coração do bairro de Palermo Viejo. Qualquer semelhança com a feira de Ipanema é apenas produto da imaginação (será?). Brincos, colares, anéis, velas coloridas, bolsas de pano, enfim, artesanato nacional. O mais legal é que em bares e restaurantes localizados em frente à praça, todos os fins de semana são organizadas feiras hippies, onde o turista pode encontrar roupas modernas a preços mais do que acessíveis. Camisetas por 15 pesos, bolsas por 20 e calças por 35 pesos. Vale a pena dar uma conferida.
         OFERTA
         Sapatos a preço de banana
         Como seu nome indica, a Pague Menos é uma loja de sapatos que oferece promoções de dar água na boca. Botas femininas entre 60 e 90 pesos e sapatos masculinos entre 50 e cem pesos. É o lugar ideal para quem gosta de procurar boas ofertas e perder alguns minutos em busca de preços mais baixos.
A Pague Menos fica na Gascón 689 (perto do shopping Abasto). Tel.: 4861-3778.
         GASTRONOMIA
         Romário brilha entre os restaurantes portenhos
         Apesar da eterna rixa entre argentinos e brasileiros, sobretudo quando o assunto é futebol, uma das pizzarias mais famosas de Buenos Aires leva o nome do atacante brasileiro Romário. E não é apenas um único restaurante, mas uma rede com casas espalhadas pela capital argentina. A Romário é um dos principais pontos de encontro da cidade. Ambiente divertido, pizza deliciosa e preços pouco salgados. Um jantar para quatro pessoas custa, em média, 45 pesos. Uma das sucursais mais freqüentadas fica na Juncal 2.124, no Bairro Norte. Tel.: 4827-0506.
         Já para quem prefere pratos asiáticos, o restaurante Sudestada é a melhor opção na capital argentina. A cozinha é comandada pelo vietnamita Ngueyen Ahn Thang, uma das grandes atrações do lugar. É ver — e provar — para gostar. Endereço: Fitz Roy, esquina com Guatemala (Palermo). Telefone para reservas: 4776-3777.