Competição online tenta mudar o mundo mudando a web.

O desafio Change the Web, da Social Actions, vai criar ferramentas para que cidadãos sejam ativistas onde quer que estejam na rede.

Desenvolvedores web que entrarem no desafio Change the Web ajudarão a melhorar o mundo e terão uma chance de ganhar US$10 mil em prêmios.

Social Actions, uma iniciativa sem fins lucrativos, está lançando o desafio em 15 de fevereiro de 2009 para facilitar a criação de ferramentas inovadoras para ajudar na divulgação e busca de oportunidades de ação em sites, blogs e redes sociais que as pessoas já visitam diariamente.

Os competidores construirão aplicativos web que se apóiam na base de dados aberta da Social Actions, contendo mais de 20 mil ações concretas que podem ser realizadas em váreas áreas – de mudanças climáticas e educação ao genocídio em Darfur.

“Conectando pessoas a ações de alto impacto sobre as quais elas não saberiam de outra forma, esperamos criar explosões de mudanças por todo o mundo”, diz Peter Deitz, fundador da Social Actions.

A Social Actions já agrega oportunidades para fazer a diferença de 30 plataformas online, incluindo Volunteer Match, Kiva.org, DonorsChoose.org, GlobalGiving, Idealist.org, Nabuur, Care2, ThePoint e Change.org. Os criadores do concurso esperam que as ferramentas criadas pelo desafio Change the Web farão com que os usuários da web encontrem e participem mais facilmente de campanhas de captação de recursos, microempréstimos, petições, oportunidades de voluntariado e outros projetos de mudança social criados por organizações sem fins lucrativos e indivíduos.

“Imagine que você está lendo uma história sobre moradores de rua no nytimes.com e aparece um popup com a oportunidade de ser voluntário no abrigo mais próximo – isto é um exemplo do que queremos inspirar com o Change the Web. Fazer com que as ações estejam a um clique de distância pode ser crucial para fazer as pessoas realmente agirem.”, diz Joe Solomon, diretor do desafio Change the Web.

O desafio Change the Web procura engajar desenvolvedores web, blogueiros e benfeitores online de todos os tipos para transformar a web. Mamie Webb, membro da comunidade Social Actions e co-CEO da TechSoup Global, já modificou uma extensão do Firefox para permitir que qualquer pessoa consulte a base de dados de oportunidades da Social Actions apenas marcando uma frase em qualquer página. Depois que todas as submissões forem recebidas, os membros da comunidade e um painel de juízes decidirão quem são os ganhadores.

Lucy Bemholz, do blog Philanthropy 2173, escreve que iniciativas como o Change the Web são essenciais em tempos de pouco dinheiro. “Colocar ações onde quer que as pessoas estejam. Deixar que elas estejam a um clique de distância de trabalhar, doar, assinar petições ou qualquer outro tipo de ação social de onde quer que estejam online, do celular, ou de qualquer lugar. Fazer da web uma web filantrópica. Toda essa facilidade pode ajudar as pessoas a doarem.”

O desafio Change the Web se apóia no sucesso das competições online de inovação social tais como The American Express Card Members Competition, The Case Foundation’s Giving Challenges, Ashoka’s Open Sourcing Solutions, The Knight News Challenge, Advanta’s Ideablob Competition e o NetSquared Mashup Challenge.

“Muito mais do que um desafio quebra-cabeças para os muitos magos digitais e ativistas que rondam a rede… é também a possibilidade de criar (e sustentar) uma grande onda de ação humanitária, que finalmente moldará como a web é usada por sua audiência, maximizando o impacto de campanhas de mudança social”, diz a blogueira Romina Oliveiro no We-Magazine.net.

O desafio será lançado em 16 de fevereiro de 2009. Mais informações podem ser achadas em www.ChangetheWeb2009.com.